Translate

18/11/2015

Marie Kondo - A Mágica da Arrumação


Sabe quando parece que alguém escreve algo pensando em você!
Então, quando li no site da Exame a notícia sobre estilo de vida, achei muito interessante a matéria sobre o livro da japonesa Marie Kondo, ela é autora do livro A Mágica da Arrumação.

Marie é autora de quatro manuais de aconselhamento sobre organização doméstica que venderam mais de 2 milhões de exemplares.O principal deles, A Mágica da Arrumação, ocupou recentemente o topo da lista de best sellers de autoajuda do jornal americano The New York Times e acaba de ser lançado no país pela Sextante. Nos livros ou em suas aparições frequentes na TV japonesa, Marie defende o potencial libertador de colocar as coisas em ordem.

Um pouquinho das dicas de Marie Kondo citadas na Exame. Vale a pena ler!


1. Isso me traz alegria? Use sua emoção para decidir o você realmente quer manter em casa (e na sua vida!)

A ideia é você refletir sobre o que te traz alegria - e não no quanto você precisa jogar fora para ser mais organizada ou para ganhar mais espaço na casa. 


2. Organize suas coisas por categorias (e não por cômodos)
A ideia é manter o foco nas coisas - e não nos lugares. Como os objetos ficam espalhados por vários cômodos da casa, é provável que você não consiga ter uma noção de quantas escovas de cabelo, saias, sapatos ou livros tem.






3. Sim, é preciso dizer adeus às fotografias antigas. 
"Itens de valor sentimental". Se já é difícil se desfazer daquele casaco pelo qual você pagou uma fortuna e nunca usou, imagine das suas fotos graciosas de quando era bebê? A dica é separar somente aquelas que realmente te trazem alegria de estarem ali fisicamente; as outras já cumpriram seu propósito de fazer você feliz em um determinado momento.
Na minha opinião não precisamos jogar todas as fotos fora, mas também não precisa deixar aquele monte de foto colada nas paredes, ou aquela coleção de porta retratos por todos os lados da casa! 

4. Liberte-se também dos antigos cartões de Natal (e dos bilhetinhos das amigas da escola) 
Todo mundo tem uma caixinha com cartas, desenhos, bilhetes, cartões e outras coisas que trazem boas lembranças. Olha só, a cartinha da sua ainda melhor amiga de infância é realmente muito legal de guardar, mas aquele cartão que você ganhou no Natal da sua ex-sogra? Nem tanto. As pessoas já cumpriram suas funções de te fazer feliz naquela época, então, foque no que te faz bem hoje.
Totalmente escrito pra mim, cartas de amigas da escola, sim, acreditem, tenho muitas! :) 

5. Desapegue-se dos livros que você comprou e nunca leu.
As apaixonadas por livros vão ter um pequeno piripaque na hora de separar o que vale guardar e o que não. E 95% daqueles títulos que você comprou porque a) sempre quis ler, mas não teve tempo ainda, b) acha culto/bonito ter na estante para "inglês ver" ou c) teve que trocar pois já tinha em casa vão ficar esquecidos e abandonados. Que tal doá-los para quem quer, mas não pode comprar? :)




6. Preparada para ouvir essa? Melhor sentar: você terá que se desfazer das roupas de "ficar em casa". 
Sabe aquele moletom da faculdade e aquela camiseta do campeonato de pingue-pongue que você ganhou aos 12 anos que são *incrivelmente* confortáveis? Pois é, a japonesa diz que eles ocupam mais espaço do que o necessário... 
Para mim! Muitas camisetas! :') Desapega!!




7. Mas não vale usar a casa dos seus pais (ou parentes) como depósito disso tudo, ok? 
É praticamente irresistível mandar caixas e mais caixas para a casa da sua família com coisas que você gostaria de manter, mas acredita que não tem lugar na sua casa - como fotografias, quadros e outros itens nostálgicos. Mas a lógica aqui é outra: se não há lugar com você, por que haveria de ter em outra casa?
A Casa dos meus pais, me julguem, tem muitas e muitas caixas de coisas minhas! ;|

9. Na hora de colocar as coisas no lugar, não empilhe; deixe tudo bem visível
Empilhar é mais fácil? É. O problema do empilhamento é que essa prática dificulta enxergarmos todos os itens que temos guardado naquele lugar.Ou seja, acabamos deixando de usar as coisas porque não as vemos e nem lembramos que elas existem ali guardadas (quem nunca?). Além disso, o empilhamento é facilmente 'desarrumável'.Pense bem: toda vez que quiser uma blusa da pilha, vai ter que tirar uma por uma e recolocar tudo depois, ou seja, acaba sendo mais trabalhoso. 

10. E nem enrole as meias em bolinhas (sim, resista!)
Dói no coração acreditar que aquelas bolotinhas na sua gaveta são uma péssima escolha na arrumação. A grande verdade é que: a) assim elas ocupam muito mais espaço e b) o elástico delas fica esticado e vai perdendo sua função ao longo do tempo. Então amigas, desistam das bolinhas. Apenas dobre as peças. E isso vale para meia-calças também!

Algumas lojas virtuais onde podem adquirir o livro:

Vou pedir o livro na Americanas! Talvez encontrem em PDF grátis, eu não encontrei, comentem aqui se já leram alguma obra da Marie, indiquem também outros livros que gostaram!

Thank you! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário